10 Futuros: Renan Tonon

Renan Tonon no King off Jungle

&nbsp—

Se existe neste momento uma ascensão de talento que podemos chamar de exponencial anos após ano, ela se aplica a Renan Tonon e sua trajetória de 2016-2018!
Em 2016 o piloto cuiabano ingressou nas competições do Hard Enduro e a experiência de participar da primeira edição do Minas Riders foi importante para solidificar uma visão do que significa o esporte. Da experiência no primeiro Minas Riders acabou vindo o excelente desempenho na segunda edição quando foi vice-campeão na Silver e em 2018 o terceiro lugar no campeonato brasileiro de Hard Enduro.

Conversamos com o jovem piloto de  23 anos de idade que este ano aumentará o prestígio da categoria de elite da HEBS. Renan Tonon ocupa atualmente a quinta posição do ranking geral do The X Rider!

1 – Renan, o que você espera para a temporada de 2019 do HEBS?
Renan Tonon: Acredito que vai ser uma ótima temporada, as provas são muito bem estruturadas e desafiadoras, como estarei subindo pra categoria Gold espero me superar em cada etapa e completar todas as provas.

2- Qual moto vai usar este ano para competição?
Renan Tonon: Uma KTM 300 exc 2017

3- Qual foi a prova mais difícil de 2018 e qual acha que será em 2019?
Renan Tonon: Cuiabá foi a mais exaustiva pois chegou a ter o dobro da distância de algumas, e acredito que King of the Jungle foi a mais louca por conta das condições climáticas. Porém cada prova tem sua particularidade e todas me impressionaram em nível técnico.

4- Quem será seu maior rival em 2019? Há algum piloto que você vê muito próximo em rendimento, que irá disputar pedras contigo e provavelmente será companheiro de desafios? Afinal, muitas vezes rivais são os melhores companheiros pra te tirar de um enrosco…

Renan Tonon: Acredito sempre que meu maior rival sou eu mesmo, manter minha mente forte durante os perrengues na prova. Mas acredito que a Gold estará bem disputada, estarei competindo com o Gustavo que é meu parceiro de treino e excelente piloto, e temos nomes fortes ai que acredito que posso brigar de frente, como Ripi, Tobata, Tiaguinho e quem sabe bater na roda do Rigor. ?

5 – O que lhe motiva a participar de uma prova de Hard Enduro?

Renan Tonon: Primeiramente o desafio pessoal, a cada etapa me supero mais e mais. E a parceria da turma do Hard também é um animador para viajar 3.200 km pra ir pra cada etapa.

6- Você é um dos jovens pilotos com maior potencial no circuito. Um dos representantes do Hardenduro de Cuibá de maior relevancia na temporada. Gostaria de saber o que este esporte significa pra você e quais são os princípios que a competição deve valorizar para não perder a sua essência?

Renan Tonon: O Hardenduro significa muito pra mim, desafio, superação, foco, treino, disciplina. São valores que aprendo cada dia mais com o esporte e que se aplica diretamente a vida pessoal e profissional. Acho que o que não pode se perder é o espírito da parceria e amizade, a essência do hard é uma competição onde os “concorrentes” se ajudam mesmo competindo diretamente. Essa parceria é única da nossa modalidade.

7 – Você pretender participar de uma competição internacional? Se sim, qual?

Renan Tonon: Pretendo sim, inclusive eu ia para o Romaniacs esse ano, mas infelizmente não foi possivel. Quem sabe em 2020 eu realizo o sonho de correr a prova de Hard Enduro mais difícil do mundo.

8 – Como você se define como piloto?

Renan Tonon: Calmo e técnico

___________________________________________________

Apostamos neste momento que o céu é o limite para Renan Tonon. A sensação é que a categoria GOLD está recheada de um futuro altamente competitivo e uma grande mudança no reinado de Rigor Rico pode estar por vir em alguns poucos anos.

Conteúdo Relacionado