Bárbara Neves desafia o Barãomaniacs

Por Gustavo Narciso

“Ser a primeira mulher a integrar a equipe oficial Honda é muito gratificante e mostra como a mulher vem conquistando seu espaço na sociedade e em esportes normalmente dominado por homens” é assim que Bárbara Neves resume o seu início de temporada em 2019. A pilota de 18 anos, que vive um ótimo momento na carreira, não é acostumada a fugir dos desafios e nem se deixa intimidar por nenhum obstáculo. E apesar de integrar a equipe Honda Racing de Enduro FIM, Bárbara decidiu encarar a primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series, Barãomniacs, em Barão de Cocais-MG, nos dias 23 e 24 de março.

O envolvimento com o off road vem de berço. Seu pai, Rildo Gonzaga, foi piloto de Enduro de Regularidade e sempre incentivou a filha. Aos 3 anos Bárbara ganhou sua primeira moto, mas foi aos 13 que começou a se dedicar às competições.

Bárbara Neves – foto Idário Café

Bárbara Neves arrumou um tempinho e respondeu nossas perguntas enquanto ia para a primeira etapa do Brasileiro de Enduro FIM.

1 – Como você se prepara fisicamente para os desafios do offroad?

Bárbara Neves: A maioria dos meus treinos são com moto. Procuro andar no mínimo 3 vezes na semana e, paralelo a isso, faço treinos aeróbicos.

2 – Como sua moto vem preparada para a etapa do Barãomaniacs?

Bárbara Neves: Vou correr com a nova Honda CRF250F. Procuro andar com a motocicleta mais original possível. A moto é ideal para mim, principalmente porque eu ando em diversas modalidades. Preparamos apenas a suspensão. A Race Tech faz os ajustes ideais para meu peso e altura.

3 – Você  faz algum treino específico para enfrentar obstáculos mais desafiadores como os encontrados no Hard Enduro e até mesmo no Enduro FIM?

Bárbara Neves: Tem algumas técnicas de pilotagem que aprendi com outros pilotos da modalidade que me ajudam a poupar energia na hora de transpor os obstáculos.

Acho que os principais são o posicionamento correto e levantar a frente em determinadas situações.

4 – Qual dica você dá para as mulheres que desejam começar no esporte off road?

Bárbara Neves: Utilizar sempre motocicleta adequada para a modalidade e equipamentos de proteção. É importante não esquecer de que a regra principal é se divertir e fazer grandes amizades (risos). Tudo que fazemos com amor e dedicação conseguimos colher bons frutos

5 – Como você está se preparando psicologicamente para uma prova de Hard Enduro?

Bárbara Neves – foto Idário Café

Bárbara Neves: O objetivo principal é completar a prova. As competições de Hard Enduro exigem um nível técnico muito alto e bastante condicionamento físico dos atletas, portanto chegar até o final já é uma grande vitória. Vou me empenhar ao máximo e, claro, se conseguir um lugar no pódio será melhor ainda.

_______________________

Para a etapa Barãomaniacs que abre a temporada HEBS a categoria feminina é a grande oportunidade para conferir de perto o desempenho de Bárbara Neves! Para mais informação acesse o site oficial do HEBS.

Conteúdo Relacionado