Como começar no Hard Enduro

Apesar de parecer algo distante e impossível, começar no Hard Enduro está muito mais próximo do que muitos imaginam. Das motos ao equipamento— Das categorias aos locais próprios para dar os primeiros passos.

O Hard Enduro é a modalidade que mais cresce no motociclismo. Seja influenciado pelos vídeos do famoso piloto inglês, Graham Jarvis, ou pelos filmes cinematográficos da Red Bull, organizadora dos principais provas de Hard no mundo, fato é que a modalidade está ganhando espaço e conquistando destaque no cenário Off Road.

A grande dúvida é: como começar em algo tão difícil sem se machucar ou quebrar toda a moto, principalmente em um país onde tudo é tão caro?

Bom, para responder essas e outras perguntas, primeiro vamos desconstruir alguns (pré) conceitos.

O mínimo para começar

Motociclismo Off Road, assim como muitos esportes no Brasil, não é uma atividade barata. Sobretudo quando se trata do começo e você ainda não tem nada de equipamentos, muito menos  a moto.

No entanto, o mercado brasileiro conta, cada vez mais, com opções de baixo custo para os iniciantes. Existem alguns kits completos de equipamentos (capacete, colete, joelheiras, botas e conjunto) por preços acessíveis e parcelados em muitas vezes. 

Portanto o mínimo para começar, certamente é aquele que cabe no seu bolso. Isso não quer dizer que são os equipamentos ideais, mas com certeza é melhor do que sair por aí se arriscando sem proteção!

Feito o investimento em proteção, a moto é o segundo item. Sim, tem gente que pensa essa ordem inversa. Eu não!

Novamente o ideal é procurar algo que caiba no bolso. Mas cada vez mais, é possível comprar motos próprias para prática do Off Road no Brasil. A CRF 230F é uma delas. Principalmente com a chegada de sua irmã mais potente, CRF 250F, as 230 ficaram mais acessíveis e preços mais amigos em virtude de maior oferta no mercado. 

&nbsp—

O Hard Enduro só destroi a moto

Não é bem verdade. No entanto é fácil entender o porquê desta afirmação. Muitos pilotos, por inexperiência, se colocam em “ciladas” e aí ao tentarem enfrentar obstáculos aquém de suas habilidades, quem sofre é a moto… e o bolso.

Na verdade, qualquer esporte que se faça, quanto maior a sua busca por rendimento, maior será o desgaste dos equipamentos e até do atleta. Um piloto de motocross que treina aos finais de semana, apenas como hobby, certamente terá um gasto menor para manter seu equipamento, que comparado com um piloto profissional. E assim é com todos os esportes, incluindo o Hard Enduro.

No entanto, no Hard Enduro é mais comum que uma carenagem quebre muito mais do que um motor pare de funcionar. É um esporte onde os pilotos querem se desafiar, elevando cada vez mais o nível de dificuldade das trilhas. 

&nbsp—

Por onde começar

Começar no Hard Enduro está muito mais próximo do que os próprios imaginam. Aliás, existem muitos que já praticam o Hard e nem imaginam. Já ouviu aquele amigo trilheiro que diz adorar as “trilhas travadas”? Pois esse é um forte candidato a já ser um praticante de Hard.

O Hard Enduro tem se popularizado e desde 2018 a principais etapas do país, contam cada vez mais, com categorias voltadas, principalmente, aos iniciantes. Atualmente o HEBS conta não com uma, mas duas dessas categorias: Iron e Turismo.

A turismo, acrescentada recentemente na 5ª etapa do HEBS, Night Track, veio como uma opção para aqueles que não desejam competir, mas são entusiasta do Hard Enduro e fazem questão de acompanhar a prova de perto.

Os participantes desta nova categoria são guiados pelas trilhas da Iron, passando por diversos View Points, onde é possível acompanhar trechos da prova sob uma outra perspectiva. 

Já a categoria Iron é a porta de entrada para os que desejam competir. Com um nível de dificuldade baixo, mas sem deixar de ser Hard, os pilotos podem ganhar experiência e aprimorar suas técnicas. Portanto, se você é um trilheiro que “gosta do travado”, antes de sair arremessando moto por aí, o ideal é que experimente essa categoria.

Simultaneamente, o piloto que deseja ter uma evolução ainda mais divertida e aprender de maneira mais rápida, existem atualmente diversos cursos voltados para modalidade de Hard Enduro. Os principais pilotos do Brasil ministram cursos periodicamente, em diversas regiões do País. A exemplo disso, temos nomes como Rigor Rico, Thiago Mergener,Gustavo Furlaneto e  Bene Coser.

&nbsp—

E aí, bora pro Hard?

&nbsp—

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio
4 anos atrás

Parabéns pela matéria Gustavinho