King Off Jungle: Crispy tem estreia genial no HEBS, mas é Rigor Rico que sai com grande vitória

Com arquibancada cheia de torcedores e trilhas percorrendo todo horizonte que os olhos podiam ver, a quarta edição do King Off Jungle em Poços de Caldas foi um grande presente para o encerramento da primeira temporada do HEBS!

Para começar temos que falar de um duelo particular e muito esperado que quase derrubou uma invencibilidade mineira. O mineiro Rigor Rico, o campeão da elite, saiu com grande vitória neste fim de semana, mas o argentino Crispy estreando no HEBS apostou pesado e com pilotagem agressiva surpreendeu muito. A história deste duelo começou no sábado em uma pista de Enduro armada dentro do estádio do Caldense. Pilotos de todas as categorias duelaram no mano-a-mano levantando a torcida em grandes momentos de reviravolta. Rigor Rico, Crispy e Tiago Mergner deram um show de habilidade e agressividade. Mas foi Rigor que no final levou a melhor e ficou com a merecida vitória do primeiro dia.

Rigor Rico e Crispy foram o ponto alto da disputa do prólogo - foto TheXrider

Rigor Rico e Crispy foram o ponto alto da disputa do prólogo – foto TheXrider

No domingo os pilotos da GOLD foram desafiados com 90 km de trilhas num mix entre rally e Hard Enduro. De um dos pontos mais altos da cidade era possível ver no horizonte os limites e os heróis do HEBS desafiando a natureza. O argentino Crispy mostrou grande talento em cima de uma KTM-Orange 300c. Botou pressão em Rigor e sua Beta e cruzou a linha de chegada com aproximadamente 20 segundos de vantagem. No entanto, o piloto KTM acabou punido por duas infrações comuns para quem estreia no HEBS: Perda de um ponto de checagem e velocidade além do limite em zona de velocidade controlada (muitas vezes trechos urbanos ou de risco para a competição). A infelicidade custou caro ao talentoso Crispy que acabou caindo para a sétima colocação no geral. Situação semelhante viveu Tiago Mergener ao estrear este ano no Hard in Help que mesmo com grande performance viu seu segundo lugar virar uma quinta colocação no geral.

Tiago Mergener com performance consistente no King Off Jungle 2019

A classificação oficial premiou o poder de concentração e a experiência de Rigor Rico que no HEBS conhece apenas vitórias em seu estado. O gaúcho Tiago Mergener chegou em segundo lugar e Ripi Galileu garantiu a terceira posição. Este resultado deu a Mergener o vice-campeonato e o status de segundo melhor piloto do Brasil no Hard Enduro. Ripi Galileu terminou em terceiro na temporada.

Na categoria Silver Marco Túlio Faria venceu a prova, levou o título e confirmou seu status de futura promessa na GOLD em 2020. O piloto Emanuel Brighenti de São João del-Rei impressionou e levou a segunda posição com Wekcilei Jorge chegando em terceiro. O brasiliense Luis Felipe Brunatto não realizou uma boa corrida, terminou em sétimo mas ficou com o vice-campeonato da categoria.

Dudu Furtado com o título antecipado na categoria Bronze chegou em primeiro mas não levou a vitória por punição semelhante a sofrida por Crispy ( PC perdido). A vitória ficou com o cuiabano Lucas Torres que garantiu pela segunda vez no ano a posição mais alta do pódio. Este resultado lhe garantiu o vice-campeonato. Fabio de Pontes chegou na segunda posição e Ederson Vinicius na terceira.

A categoria Nacional deu a Rodrigo Lima de Aguaí-SP o título mesmo sem participar do King Off Jungle. Seu maior rival, Eduardo Mourão, não conseguiu completar a prova com quebra de guidão e acabou com o vice-campeonato. A vitória da Nacional  no King ficou com o gaúcho Diego Dias que teve grande performance chegando mais de uma hora a frente do segundo colocado Lucas Evangelista. O piloto João Pedro conquistou a terceira posição.

E na categoria de entrada do Hard Enduro, Carlos Alberto confirmou o favoritismo e levou o título do HEBS e a vitória do King. Anderson Zanetti e seu filho Pedro Zanetti chegaram praticamente juntos na segunda e terceira colocação. O vice-campeonato ficou com Douglas Braz que terminou a corrida na sexta colocação.

Pai e Filho: Anderson Zanetti e Pedro Zanetti completam a Iron

Pai e Filho: Anderson Zanetti e Pedro Zanetti completam a Iron

A primeira temporada do HEBS terminou mostrando grande evolução dos pilotos, do nível de competição e de conexão com o público que aos poucos está se apaixonando pela modalidade. Em 2020 o campeonato deve contar com as mesmas seis etapas que são consideradas as melhores do país e a expectativa é que dobre o número de pilotos por circuito! Apesar de não existir qualquer agenda definida para o próximo ano, é bem provável que a tradicional corrida de Barão de Cocais-MG abra o calendário! Vamos esperar pra ver!

&nbsp—

&nbsp—

&nbsp—

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments