NOVIDADE – Marca australiana lança novas motos de 250 e 300cc dois tempos

A empresa australiana Thumpstar vai agitar o mercado off-road com suas novas motos de 250 e 300cc dois tempos.

A Thumpstar pode ser uma marca de motocicleta desconhecida para muitos, como era para nossa equipe, mas quando descobrimos que eles planejavam lançar uma linha de motos  off-road 250 e 300 2t  até meados de 2020 (ou no início de 2021, no máximo), eles chamaram nossa atenção!

A Thumpstar foi criada em 2004 pelo australiano Timothy Hunter, que começou a fabricar motos pit bike (Mini motos). Depois de alguns anos  de experiência em construção de motos Hunter resolveu aumentar e variedade de produtos, a Thumpstar está pronta para concorrer no maior mercado off-road com suas motos dois tempos.

Destaques do Thumpstar 250/300 a dois tempos:

  • Motor e chassi Jotagas de fabricação espanhola
  • Valor U$ 7000 – Aproximadamente R$27.700,00 sem impostos.
  • Sistema de escape FMF
  • Suspensão VS1 com opção de atualização para Öhlins
  • A Versão 250 só tem partida no pedal e a 300 já vem com partida elétrica e pedal
  • Embreagem hidráulica

Se você conhece o mercado de motocicletas para trial, deve conhecer a fabrica espanhola Jotagas. A marca foi estabelecida em conjunto e continua sendo o bebê de Josep Pibernat – um dos fundadores originais da GasGas – que ajudou a projetar esta motocicleta.  Originalmente, o plano era desenvolver motos de enduro  da marca Jotagas, mas quando o projeto foi abandonado,  Pibernat manteve a tecnologia e as ferramentas e agora está colaborando com a Thumpstar neste novo projeto.

&nbsp—

A jornada para desenvolver este projeto começou em 2017, quando a Thumpstar manifestou seu interesse em produzir as motos dois tempos para o Pibernat. Não demorou muito para que a idéia se tornasse realidade e as primeiras montagens das motocicletas ocorreram com base no motor e chassi fabricados pela Jotagas na Espanha.

“Começamos a focar nas dois tempos porque são leves e poderosas, sim, eles produzem mais emissões, mas com novos sistemas EFI que serão reduzidos”, diz Jason Young, atual CEO da Thumpstar. “Outra coisa a considerar é que elas produzem menos emissões durante a fabricação, pois há menos peças e menos peças necessárias quando o motor precisa ser refeito.”

Um avanço rápido de dois anos e a Thumpstar agora possui dois modelos de dois tempos com carburador: 250cc e 300cc – ambas possuem partida no pedal e as 300 estão equipadas com partida elétrica.

As motos padrão serão montadas com uma suspensão VS1 totalmente ajustável, destinada aos pilotos de nível básico, mas existe a possibilidade de fazer um upgrade para a suspensão Öhlins e atender  os clientes que buscam mais desempenho, diz Young.

Claramente, as motos não possuem farol e virão de fabrica com rodas traseiras de 19 polegadas como padrão. A Thumpstar está visando o motocross mais do que o enduro nesta fase inicial – embora eles possuem a intenção em desenvolver modelos para enduro e urbano.

A Thumpstar afirma que as 100 motos que produzirão para 2020 (ou no início de 2021) custarão U$ 6749 as 250cc e U$ 6999 nas 300cc. Também há a possibilidade de fazer descontos.

Os planos futuros da Thumpstar incluem competir com o modelo 250 de dois tempos na Arenacross dos EUA e, a longo prazo, eles também pretendem produzir modelos 250 e 450 de quatro tempos de alto desempenho e posicionar-se frente as demais montadoras nos campeonatos mais cobiçados.

Mais informações: Thumpstar.com

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments