Melhores pilotos de Hard Enduro do Brasil elegem os grandes destaques do ano

Melhores pilotos de Hard Enduro do Brasil elegem os grandes destaques do ano

Melhores pilotos de Hard Enduro do Brasil elegem os grandes destaques do ano de 2019

Este ano pela segunda vez consecutiva resolvemos realizar uma pesquisa com os melhores pilotos de Hard Enduro do Brasil! A temporada do HEBS está finalizada e a conversa nos bastidores só pensa no futuro em 2020! No entanto não podemos deixar de reconhecer quem de fato fez a diferença este ano, seja nas pistas ou fora delas!

Para essa premiação do Oscar do Hard Enduro 2019 convidamos os 20 melhores pilotos do ranking do ThexRider para responder questões sobre “quem foi o melhor piloto, quem foi a revelação da temporada….e até mesmo quais foram as melhores provas. Vamos aos resultados de 2019, o ano de estreia do HEBS!

&nbsp—

Melhor piloto: Rigor Rico
Essa foi a pergunta mais fácil a ser respondia. 100% das respostas indicaram o campeão do HEBS. O mineiro é disparado o maior piloto da história da modalidade no Brasil e no ano que vem correndo pela equipe KTM pode até mesmo beliscar algum destaque internacional. Ano passado Rigor foi eleito pela mesma pesquisa como o piloto que melhor representa o esporte…então já podemos tratar mais esta indicação como um Bicampeonato em representatividade nacional.

Piloto que sintetizou melhor o espírito de amizade e companheirismo do Hard Enduro em 2019: Dom e Tobata

Tiago Lume e Marcelo Barbosa, conhecidos respectivamente em todo o circuito como Tobata e Dom, empataram com 21% dos votos cada como pilotos que melhor representam o espírito de amizade e companheirismo do Hard. Tobata em 2019 virou um dos maiores embaixadores da modalidade por conta do carisma, de algumas polêmicas e principalmente pelo empenho em promover o Hard Enduro no Rio Grande do Sul. Sua prova no HEBS, o Tobata—s Park, foi um marco importante dentro do circuito por trazer uma prova inovadora em disputas e atrações.

Dom não correu todas as etapas do HEBS em 2019, mas quando isso não ocorreu marcou presença nos bastidores ganhando destaque até mesmo como um dos mais divertidos narradores do HEBS. Em nível de competição é possível afirmar que Tobata teve um bom desempenho esse ano. Apesar de não ter chance de fazer frente aos “ponteiros” da Gold, Tobata mostrou uma grande evolução este ano se consolidando como um piloto da GOLD. Dom por outro lado oscilou desempenho quando correu e teve seu ponto alto no King Off Jungle.
Ambos desbancaram por poucos votos Ripi Galileu, que ano passado foi eleito como o piloto que melhor sintetiza o espírito do Hard Enduro.

Piloto que foi a revelação da temporada: Thiago Mergener

Apesar do jovem gaúcho Thiago Mergener ter levado esse mesmo prêmio em 2018 , consideramos que o primeiro ano do HEBS ganhou muita  projeção  por isso ainda é válido apontá-lo como revelação. Esta foi a primeira temporada nacional que Mergener correu com apoio quase todas as etapas ( só perdeu a primeira corrida em Barão de Cocais-MG). Ano passado o gaúcho tinha desbancado Gustavo Furlaneto na indicação de revelação do campeonato brasileiro. Oficialmente podemos afirmar que Mergener não poderá mais ser considerado uma revelação em 2020. O vice-campeão do HEBS se consolidou como o possível herdeiro de Rigor Rico e neste momento é o piloto com maior chance de vitórias na próxima temporada…..se não contarmos o mineirinho de Barão de Cocais obviamente.

Piloto que mais evoluiu nesta temporada: Marco Túlio Faria

O campeão da categoria Silver chegará em 2020 com uma aura especial. E isso aconteceu também com Gustavo Furlaneto que em 2018 levou o título da Silver no Brasileiro e começou muito bem esta temporada inaugural do HEBS….

Marco Túlio ganhou experiência internacional em 2019 correndo o Romaniacs na Bronze, e o título do HEBS na Silver deixa uma grande pergunta sobre qual será o potencial do piloto mineiro. Uma aposta provável coloca Marco Túlio como um dos cinco melhores competidores da Gold no próximo ano. Mas seria uma surpresa se no ano de sua estreia na elite ele consiga ameaçar a posição de Thiago Mergener. Improvável, mas uma história para se conferir! Outros citados foram: Rigor Rico (evolução internacional), Thiago Mergener, Lucas Torres e Dudu Furtado.

Qual o melhor Pneu para a prática do Hard Enduro: Rinaldi
A marca do Rio Grande do Sul venceu pela segunda vez a pesquisa de preferência com 50% dos votos. As marcas Maxxis e Mitas também ganharam relevância nos resultados.

Qual foi a prova mais difícil: Night Track e Tobata—s Park

A escolha de corrida mais difícil entre os pilotos do TOP 20 que correram todas as etapas do HEBS acabou dando um empate técnico. A prova de Morungaba-SP e de Caraá/Osório-RS foram eleitas como as etapas de maior dificuldade. Em 2018 a etapa Cuiabá Hard Enduro foi eleita como a mais difícil do circuito nacional.

Quais marcas apoiadoras do Hard Enduro elevaram o espírito da modalidade em 2019:

As marcas de 2018 voltaram a ser bem citadas na pesquisa de 2019. BMS, Rinaldi e Jarva Racing se consolidam como as empresas de vanguarda no circuito do Hard Enduro Brasileiro. A novidade este ano foi as inúmeras menções a Beta Brasil.

Qual foi a etapa mais bem organizada: Night Track

O Night Track 2019 foi a corrida mais bem organizada na opinião dos votantes que correrão 80% do circuito HEBS. A terceira edição da corrida marcou a temporada pela inovação das trilhas e pela presença de grande público acompanhando as disputas emocionantes do prólogo.

&nbsp—

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments