O desafiante trial: Igor Azevedo

por Christian Camilo

Barão de Cocais poderia ser batizada como a “meca” do Hard Enduro. Situada no meio de montanhas, o espírito do Hard parece penetrar nos moradores da região. Comprar uma moto, abrir trilhas, subir desafios de aparente impossibilidade, entrar em contato com a grandeza da natureza. O convite diário da montanha chama os aventureiros para no mínimo uma experiência que pode acabar virando vício.

Não é atoa que a cidade hospeda a etapa de abertura do HEBS. O Barãomaniacs em 2019 já bateu recorde de inscritos que irão se emparelhar em desafios que variam de acordo com a categoria. Na elite há um sinal interessante de alta competitividade com a ascensão de promissores pilotos da Silver como Gustavo Furlaneto e Renan Tonon. Nesse bolo ainda é preciso citar nomes como Tobata, Ripi Galileu e até mesmo Thiago Veloso, pilotos de alta consistência que provavelmente disputam o espaço de segundo melhor piloto na temporada HEBS.

Correndo por fora nesse cenário de pilotos de Enduro, teremos em Barãomaniacs um piloto Trial, da cidade de Barão de Cocais, correndo a trilha da GOLD com chances reais de poder ameaçar Rigor Rico, o número 1 da modalidade. Não poderia se tratar de qualquer piloto. Estamos falando de Igor Azevedo, campeão brasileiro da categoria trial em 2018, e que neste fim de semana colocará sua experiência e talento ao lado de pilotos e motos de Enduro.  O duelo com Rigor é um capitulo “rico”, se pudéssemos fazer uma brincadeira. Afinal, são dois pilotos da cidade, que conhecem as principais trilhas e terrenos, mas que agora, na mesma categoria, irão expor as reais diferenças e potencialidades de cada um.

Igor, “o desafiante” começou a pilotar quase em berço. Muito cedo se tornou campeão de Motocross e Cross-country. Já correu o mundial de Super Enduro e hoje é um grande expoente da modalidade Trial.

Conversamos com Igor para saber sobre sua expectativa para a prova. O piloto tem grande potencial de pódio em Barão de Cocais!

1- Você é um representante da cidade de Barão de Cocais, e um piloto respeitado no Brasil. Contudo desta vez não haverá uma categoria específica para trial. Você estará desafiando motos de enduro com alguns pilotos especialistas no HARD. Você aceita ser considerado um dos favoritos a vencer o Barãomaniacs? Pelo menos um dos três favoritos mesmo nesse cenário?

Igor: Cresci em Barão de Cocais andando de moto e acredito que o berço da Hard Enduro está inserido nas trilhas em que temos. Venho aperfeiçoando minha técnica cada vez mais com minha moto de Trial e andar ao lado dos grandes do Enduro vai ser bem prazeroso. Barãomaniacs tende a ser uma prova sensacional dando início a temporada do HEBS e fico feliz de poder competir na minha cidade . Isso me dá uma vantagem por conhecer o terreno mas não é garantia de vitória, é claro. Mas estou muito confiante em relação ao meu desempenho e acredito que com minha nova moto iremos levar mais um título pra casa.

2 – Qual é na sua opinião a vantagem e a desvantagem de correr com uma moto trial uma etapa como o Baraomaniacs? Você está preparado para superar os desafios de uma batalha com motos de enduro?

Igor: A moto de Trial tem uma finalidade diferente da moto de Enduro. Mas falando em vantagens em correr com uma moto de Trial no Barãomaniacs a primeira que vem na minha cabeça é a facilidade que eu tenho em transpor um obstáculo de alto nível. Com ela me sinto mais confiante e ágil em fazer tais manobras. Agora falando da parte de desvantagem para correr a prova, vem pela capacidade do tanque que é menor assim temos uma autonomia muito pequena em relação às outras motos fazendo com que eu abasteça algumas vezes durante o percurso e pelo fato de ser uma moto com cursos de suspensão menores e não possuir banco, o desgaste físico é maior. Acredito que quem domina uma moto de trial, domina qualquer outra moto porque é uma moto muito técnica de andar, em outras palavras é preciso de treino e mais treino. E entrar em uma batalha contra motos de enduro vai ser um privilégio e acredito que o público ficará animado com os resultados.

3- Você pretende correr outras etapas do HEBS?  Existe a chance de você fazer uma transição para uma moto de ENDURO caso sinta dificuldade de adaptação ao estilo das etapas que deve ser mais focado para motos de Enduro?

Igor: No momento estou focado no Campeonato Brasileiro e Mineiro de Hard Enduro e Super Enduro mas não poderia perder esse privilégio de participar da primeira etapa do HEBS que vai ser na minha cidade. Em relação às outras etapas acredito que participarei de outras sim, e sobre o estilo das etapas iremos estudar e analisar cada uma, mas acredito que a moto de Trial não sinta dificuldade em adaptação de terrenos quando o quesito é Hard Enduro.

4 – A temporada promete ser muito rica para o HARD ENDURO. Muitas etapas estão surgindo, novos pilotos e personagens devem ascender no cenário nacional. Dentro desse cenário competitivo quais são seus objetivos para a temporada?

Igor: Esse ano pretendo focar as máximo e conseguir levar o título de Campeão Brasileiro de Hard Enduro e Super Enduro mais uma vez. Vai ser um ano difícil, com um nível de pilotos altíssimo mas iremos batalhar bastante para levar o nome da minha equipe e patrocinadores no lugar mais alto do pód

5 – Você pretende correr fora do país este ano? Alguma etapa internacional?

Igor: Para Campeonatos internacionais pretendo correr o Trial das nações que irá acontecer na cidade de Ibiza na Espanha em setembro. Essa prova é a competição mais importante do Trial no mundo onde reúne uma equipe de cada país para competir.

__________________________________

É grande nossa expetativa para saber como Igor irá afetar o psicológico dos pilotos que estão na Gold. O piloto deve no mínimo endurecer o ritmo do segundo pelotão que não quer ficar atrás de uma moto Trial em Barão de Cocais. Para a temporada HEBS ainda é uma grande dúvida como as etapas irão impor, na categoria GOLD, desafios para o desempenho de um piloto Trial.

Conteúdo Relacionado