Os generais do Tobata’s Park vão acelerar a GOLD!

Dois pilotos gaúchos entre os competidores dourados da categoria de elite trazem um destaque especial para o Tobata—s Park!
Juliano Castoldi e Rogério Zortéa agregam uma boa pimenta ao circulo de disputa e amizade no Hard Enduro gaúcho. Para Tobata, diretor de prova da terceira etapa do HEBS, a corrida em seu quintal não poderia existir sem a presença destes dois generais das trilhas dos sul que são respeitados pela representatividade e seriedade com que representam a modalidade há anos.

“Juliano Castoldi é como um ídolo pra mim. Conheço ele desde a época em que comecei a conhecer o Enduro de regularidade. Ele já era uma referência do que significava ser um piloto de Enduro. Lembro do seu estilo de pilotagem, de sua KTM, pé na pedaleira….  sua incrível participação no Romaniacs. Tudo isso representa muito o que é um piloto de Hard Enduro”, conta Tobata.

Juliano Castoldi em competição

Se existe alguém que pode falar de cada centímetro das trilhas gaúchas, essa pessoa é Juliano Castoldi. O piloto de 46 anos é presença confirmada na disputa e compartilha um pouco de sua experiência de 20 anos andando em trilhas de Enduro pelo Sul.

“O estilo de pilotagem para as trilhas no Sul é peculiar: o terreno é bastante escorregadio, com muitas raízes e lajes de pedra.  Não é possível andar com os pés nas pedaleiras o tempo inteiro. Os obstáculos não são tão íngremes como no resto do Brasil, pois é simplesmente impossível transpô-lós por falta de tração. Conheço bem a região onde será realizado o Tobata’s Park. Esta será a primeira edição do HEBS no local. Tenho certeza que o nível de dificuldade será maior, tanto pela extensão como pela dificuldade dos obstáculos. O Tobata já tem uma boa experiência como Track Manager, conhece o potencial dos pilotos… A região é muito rica em trilhas, com os mais variados níveis de dificuldade, sem falar no belo visual. Tenho certeza que ele está preparando um trajeto técnico e difícil, principalmente pra Gold. Minha expectativa é conseguir concluir a prova.” Conta Castoldi.

O segundo general convocado por Tobata bota um pouco de medo nas trilhas. Entre pilotos do HEBS existe um certo temor de ficar no caminho de Rogério Zortéa. A fama de piloto bravo, ranzinza, que fala alto,  reafirma o estereótipo do piloto gaúcho que nós do sudeste e norte do Brasil temos. Até mesmo Tobata já chegou a se enganar….

“Ouvia muito falar do Zortéa. De que era um cara bravo, nervoso. Tive um maior contato com ele em Poços de Caldas no King off Jungle e na época do Minas Riders em 2017 quando ele teve um desempenho fantástico na Silver. Com o tempo eu descobri que por trás dessa braveza toda existe uma “moça”, uma camarada gente boa demais que é apaixonado pelo Hard Enduro”,  diz Tobata.

Rogérigo Zortéa está focado em disputar todas as provas do HEBS e seu maior objetivo é o Romaniacs, na Romênia. No Tobata—s Park o piloto gaúcho espera muita dificuldade para todos que não conhecem o terreno:

“Minha espectativa e completar a prova no tempo, nesta época do ano o terreno e quase sempre liso o que gera um desgaste físico a mais. Espero acertar a mão de acordo com as condições do dia.”

Rogério Zortéa em etapa de Hard Enduro

&nbsp—

E quando perguntado sobre o favoritismo de Tiago Mergener, piloto gaúcho invicto no Rio Grande do Sul, Zortéa aponta que não será fácil prever um resultado:

“Acho que o Tiaguinho tem a vantagem de estar habituado com este tipo de terreno mas o Rigor que tem provado ser melhor piloto e outros que estão na disputa é que vão ter que lidar com esta condição, porem na gold, os pilotos de destaque tem condições de bom desempenho em qualquer terreno o que me parece que não sera tarefa fácil para o Tiago manter a invencibilidade por aqui.”

E sobre a reputação de ser um piloto bravo, pergunto para Zortéa.

“Essa fama é intriga da oposição.”

O terceiro Grand Slam do HEBS se aproxima e uma grande ansiedade gira em torno deste possível duelo entre Rigor Rico e Tiago Mergener. Ainda assim existirá sempre o potencial de imprevisibilidade em uma prova como a Tobata—s Park que tem grande probabilidade de surpreender na exigência técnica. Os generais conhecem bem esse terreno e provavelmente saberão onde devem posicionar seus ataques nessa guerra lisa e escorregadia.

Conteúdo Relacionado