Ranking The X Rider Hardenduro Nacional

por Christian Camilo

Ranking The X Rider Hardenduro Nacional

&nbsp—

Este é um ranking global de todos os pilotos que participaram das etapas oficiais do campeonato brasileiro de Hardenduro. As seis etapas, Barão de Cocais (MG), Morungaba (SP), Campos de Jordão (SP), Cuiabá (MT), Socorro (SP) e Poços de Caldas (MG), formaram o mais importante circuito do Hardenduro brasileiro em 2018.

O principal critério deste ranking universal é a consistência do piloto e sua adequação ao desafio aceito. Por exemplo: Pilotos que correram na categoria GOLD podem pontuar muito mais do que pilotos que correm na Silver. Contudo, o risco de um baixo desempenho de pontuação é grande para os pilotos que não se alocaram na categoria correta.

Exemplificando ainda mais: O vencedor na categoria Gold ganha duas vezes mais pontos que o vencedor da categoria Silver, mas por se tratar de uma trilha muito mais difícil são grandes as chances de um piloto Gold ficar com pontuação baixíssima sofrendo penalidades de 25% para cada PC perdido.

Assim temos que a categoria GOLD é a categoria que mais pontos pode dar, só que ao mesmo tempo, é a categoria que cobrará um preço alto de quem não estiver preparado fisicamente, psicologicamente e tecnicamente. Uma vítoria na Gold vale o dobro de pontos da Silver, o triplo de pontos da Bronze e da Nacional e quatro vezes mais que uma vitória correndo no circuito da Iron.

Todos os pilotos participantes das seis etapas ganham pontos, contudo, apenas os 4 primeiros de cada categoria ganham os pontos especiais. Na Gold o primeiro colocado leva 800 pontos, o segundo 400 pontos, o terceiro 200 pontos, o quarto 100 pontos e depois disso o restante de pilotos participantes ganha 50 pontos. Contudo, o resultado final de pontuação do piloto sofrerá penalidade para cada PC perdido (25% para cada PC). No circuito da Silver o vencedor leva 400 pontos, o segundo colocado 200, o terceiro 100, o quarto 50, e daí em diante todos levam 25 pontos (ainda sujeitos a penalidades de 25%).

O interessante deste ranking além da universalidade dos pilotos e categorias é a necessidade de defesa dos pontos. Por exemplo, em 2019 Rigor Rico, o primeiro do ranking, vai ter que defender 800 pontos na etapa de Barão de Cocais onde venceu em 2018. Gustavo Furlaneto (segundo do ranking) defenderá 200 pontos referentes a segunda colocação de 2018 no circuito da Silver, e Vincenzo Barbagallo (terceiro do ranking)  2.6 pontos, um número baixo pois não conseguiu completar a prova de Barão de Cocais na Gold. Caso Rigor não vença ou não participe, esse valor de 800 pontos será descontado de sua pontuação no ranking. A lógica da renovação de pontos vale para todos os pilotos que participam das principais etapas do Hardenduro Nacional.

Os pilotos-organizadores que ficaram uma prova sem pontuar por estarem a serviço da produção da etapa ganharam uma pontuação simbólica adicional resultado da média de pontos das cinco etapas que competiram.

A análise deste ranking pode revelar tendências e surpresas do Hardenduro Nacional. Algumas provas foram cruéis para os pilotos que escolheram o circuito da Gold, contudo nenhuma superou a dificuldade de Cuiabá onde até mesmo Ripi Galileu sofreu penalidades em sua pontuação mesmo ficando em segundo lugar. A prova mais amena para todos os circuitos foi a etapa de Campos do Jordão.

Entre as grandes surpresas do ranking posso citar:

A grande consistência de Gustavo Furlaneto que em 2019 pode quem sabe sonhar em encostar na liderança de Rigor Rico se manter o ritmo e o desempenho desta temporada em circuitos da Gold—

A presença de Thiago Matheus Mergener no top 10 que revela o grande potencial do jovem piloto do Sul  que só participou de duas etapas das seis do circuito—

A consistência de pilotos que se arriscaram na bronze e na nacional e que colheram frutos de desempenho: Bendito de Paula ( Bene), Renan Tonon, Jailom Silva e Ederson Vincius foram extremamente consistentes dentro de suas escolhas e por isso estão premiados com posições de destaque no TOP 20.

Abaixo a lista dos 20 melhores pilotos nacionais do Hardenduro Nacional. Nosso ranking considera a consistência do piloto e adequação de categoria como principais atributos.

Top 20 de 300 competidores em abril de 2019:

1 Rigor Rico 4050
2 Gustavo Furlaneto 2120
3 Tiago Lume 1005
4 Renan Tonon 931,3
5 Ripi Galileu 866
6 Benedito de Paula 800
7 Thiago Matheus Mergener 800
8 Thiago Veloso 725
9 Jailom Silva 506
10 Ederson Vinicius 501
11 Tirso Camargo 441,4
12 Mayonne Resende 400
13 Fabricio Romani 350
14 Maurício Merzari Pennino 320
15 Carlos Alberto de Souza 235
16 Marco Tulio Faria 225
17 Rodrigo Neto 222,5
18 Deivid Luan 201,8
19 Igor Paiva Lopes 200
20 Marcelo Oliveira 200

Conteúdo Relacionado