Saiba um pouco mais sobre suspensão – Com Marinheiro da WEB-LAMA

Você entende o básico sobre suspensão?

Ola pessoal, sou o Marinheiro da WEB-LAMA suspensões, trabalho com preparação de suspensões offroad. Minha oficina fica em Guarapari – ES. Sou oficina autorizada RACETECH, trabalho com preparação, customização, fabricação e venda de pecas de suspensão offroad. Espero que posso ajudar de alguma forma aos pilotos que tenham dúvidas neste assunto. 

1 – Como regular a sua suspensão para o Hard Enduro, dicas de ajustes e motivos.

Inicialmente, é importante conhecer qual suspensão sua motocicleta está equipada. Essas informações estarão disponíveis no manual do usuário. Com o manual em mãos você passa a saber as informações importantes se qual tipo de suspensão sua moto possui, constantes das molas, valores de regulagem de cliques, pressão de ar (suspensões PSF), volume de óleo, etc. O fabricante idealiza a suspensão buscando atender a necessidade do seu público alvo. No caso do HARD ENDURO especificamente as regulagens originais (standard) é um ótimo ponto de partida para encontrar o seu set-up. Partido desse ponto temos muitas opções para ajustar o funcionamento da suspensão para o seu gosto particular e para melhor performance. Falando de hard enduro o ideal seria um hidráulico mais suave e um retorno mais lento para a moto copiar melhor os obstáculos.

2 – Qual tipo de preparação eu posso fazer na minha suspensão?

Toda suspensão, para seu entendimento, é composta de três pilares basicamente, mola, hidráulico e atrito. Esses 3 pontos que são nosso foco para preparação e ajuste do conjunto de suspensões para um piloto específico. A preparação trata se de tornar a suspensão específica para o piloto, alterar os parâmetros standard e alcançar um melhor conforto, segurança e performance. As molas são fundamentais para sustentação do conjunto moto/piloto e devem estar adequadas, a grande maioria dos fabricantes instalam molas para um piloto de 80kg em média. Para pilotos fora dessa faixa devem se alterar as molas. O hidráulico é chave para mudar o comportamento da suspensão, através da alteração do sistema hidráulico você alcança mudanças importantes, laminação e  valvulação corrigem um determinado ponto que não agrada ou que não está ajudando. O atrito é presente em todas suspensões e também é levado em consideração na preparação para aumento de performance. 

3 – Qual é a diferença entres suspensão de cartucho aberto, cartucho fechado e cone valve.

As suspensões das motos de enduro atuais são basicamente desses dois tipos, cartucho aberto/Câmara aberta/Câmera simples ou do tipo cartucho fechado/Câmara fechada/Câmara dupla. A diferença entre esses dois tipos de suspensão é caracterizada pela comunicação do óleo no seu interior, ou seja, na suspensão cartucho aberto o óleo circula por todo o seu interior se comunicando dentro e fora do cartucho. Na suspensão de Câmara dupla são dois óleos separados, um óleo somente dentro do cartucho e outro externo. Qual vantagem? como o cartucho duplo é cheio de óleo e pressurizado ele elimina o risco de cavitação durante o funcionamento em alta velocidade. A WP cone valve é um exemplo de Câmara dupla. A particularidade desse modelo é que válvula media do hidráulico possui formato cônico e não utiliza laminas. A WP Xplor é um exemplo de Câmara simples. 

4 – Qual é a diferença entre uma suspensão para trilha, hard enduro, motocross e enduro fim?

As suspensão são diferentes de fato, molas, hidráulico e até em construção interna. As diferentes modalidades fazem necessário um acerto específico, desde a firmeza e hidráulico forte do motocross ao conforto e hidráulico reduzido do hard enduro. As variações são baseadas nas necessidades dos pilotos, basicamente quanto mais velocidade e impactos mais fortes, uma maior resposta a suspensão necessita, ou seja hidráulico forte, firme, molas mais duras também, claro que o aspecto individual, gosto particular é levado em conta no acerto e escolha da suspensão.

5 – Quando eu devo fazer a revisão da minha suspensão. DICAS.

As suspensão assim como os demais componentes da moto necessitam de manutenção periódica. Troca de óleo, retentores e inspeção das peças devem ser feitas a cada ano, ou 100 horas uso, suspensão dianteira e amortecedor traseiro. Para os pilotos com frequência de uso maior devem antecipar a manutenção. Não economize na qualidade do óleo tampouco nos retentores e Guarda pó, o desgaste prematuro ou danificar a suspensão custará mais caro.

6 – Por que as motos europeias estão vindo com a suspensão  tão macia?

Vamos usar como exemplo a suspensão XPLOR da marca austríaca WP, lancada em 2017, foi idealizada no piloto de hard enduro. A xplor teve seu hidráulico reduzido em relação ao modelo 2016, objetivando maior conforto em baixas velocidades e trechos técnicos de trilha. Inspirado no funcionamento das motos de trial, que na sua maioria possui a suspensão dianteira onde um lado faz a função hidráulica(retorno) e o outro lado com a mola helicoidal para sustentação, a WP buscou no modelo xplor a separação das funções sendo um lado compressão e o outro lado retorno. Na xplor ambos os lados da suspensão possuem mola e óleo, possuem os cliques na tampa para ajuste fino. O resultado na pratica foi uma suspensão muito confortavel. Minha opinião pessoal é que a WP obteve sucesso na Xplor, funcionamento excelente para seu público alvo de hard enduro, as demais modalidades podem optar por ajustes ou modificações para ter um hidráulico mais forte e uma suspensão mais firme.

suspensão para Hard Enduro

Para saber mais sobre suspensão, converse com um dos melhores preparadores do Brasil

Marinheiro Web-lama (73)9923-6833 ou acesse o site www.web-lama.com.br

&nbsp—

Conteúdo Relacionado