10 Futuros: Gustavo Furlaneto

por Christian Camilo

Uma onda forte vem do oeste, e os mineiros que repousam em berço esplêndido como os principais nomes do Hard Enduro podem em breve ver suas canoas virarem.
A visão nos bastidores para esta temporada, muito bem sintetizada por Ripi Galileu, é de que há um “enigma” na elite do HEBS. Este enigma mora no segundo pelotão, quando se tem a visão de que Rigor Rico é o único piloto fora dessa massa de personagens que irão se acotovelar para disputarem o segundo e terceiro lugar da modalidade. Contudo há um sentimento de que um jovem expoente vindo de Cuiabá-MT  pode em breve se descolar do chamado “enigma da GOLD”. A ascensão de Gustavo Furlaneto e a força que mostrou na temporada 2018 (ao ser campeão da categoria Silver no campeonato brasileiro), coloca o piloto de 22 anos como o possível  protagonista de uma disputa acirrada pelo lugar mais alto da modalidade em alguns anos. Este sinal de novos tempos ganha contornos ainda mais definidos quando analisamos que entre os 10 pilotos mais bem colocados no ranking do The X Rider, três estão com menos de 22 anos.

Conversamos com Gustavo Furlaneto, o número 2 do ranking The X Rider, para saber o que ele espera para esta temporada do HEBS e como vê seu futuro na modalidade neste momento!

Gustavo Furlaneto no Night Track 2018

&nbsp—

1 – O que espera para a temporada de 2019 do HEBS?

Gustavo Furlaneto: – Espero que seja uma temporada tão boa quanto em 2018, que seja um ano sem lesões e com boas histórias para contar. O melhor de tudo é terminar a última etapa, “olhar pra trás” e ver que tudo ocorreu bem !

2- Qual moto vai usar este ano para competição?
Gustavo Furlaneto: Até o momento irei correr com a mesma moto do ano passado, uma KTM 300exc

3- Qual foi a prova mais dificil de 2018 e qual acha que será em 2019?
Gustavo Furlaneto: Pra mim a prova mais difícil em 2018 foi o King Off The Jungle! Foram 4 horas limite extremo. Acredito que em 2019 a mais difícil será a Tobata’s Park, pois o terreno liso é o oposto do terreno que sou acostumado a andar.

4- Quem será seu maior rival em 2019? A GOLD 2019 será mais apertada do que foi em 2018?
Gustavo Furlaneto: Meu maior rival em 2019 será meu psicológico. Em provas de Hard Enduro se sua cabeça funciona bem, as coisas ficam mais fáceis. Acredito que a Gold de 2019 será mais difícil que a de 2018. A Gold é a única categorias que os organizadores não tem medo de pecar por excesso (rs).

5 – O que lhe motiva a participar de uma prova de Hard Enduro?
Gustavo Furlaneto: O que me motiva a participar de uma prova de Hard Enduro é a superação. Cruzar a linha de chegada em uma prova de Hard Enduro é algo que não dá pra descrever com palavras. Só quem já teve essa sensação sabe o que eu estou falando.

6- Você desponta como um grande nome no presente e no futuro do esporte. Com Renan Tonon parecem trazer uma “onda” do Oeste que vai mexer com as forças do campeonato. Gostaria de saber o que este esporte significa pra você e quais são os princípios que a competição deve valorizar para não perder a sua essência?
Gustavo Furlaneto: o Renan e eu somos amigos/irmãos, e o Hard fortalece esse elo. Treinamos juntos desde 2015/16 e desde então, aprendemos muito um com o outro. Fico feliz em saber dessa “onda do oeste”… Somos de um estado onde não se tem grandes históricos de competições nacionais e conseguir mostrar que Cuiabá e Mato Grosso tem trilhas de nível nacional, me deixa muito contente.
O Hard Enduro hoje significa muita coisa pra mim. Eu basicamente durmo pensando em Hard e acordo pensando em Hard  (rs).
O HEBS não pode jamais perder o princípio de FAMÍLIA que ele tem. Quem corre ou já correu esse campeonato, sabe o quanto todos são unidos, e a competição não fica acima de tudo!

7 – Você pretender participar de uma competição internacional? Se sim, qual?
Gustavo Furlaneto: Pretendo sim! O ápice pra mim nas competições de Hard Enduro é o Redbull Romaniacs. Se tudo der certo em breve participarei desse desafio !

8 – Como você se define como piloto.
Gustavo Furlaneto: “Esforçadinho”. Brinco que não nasci com o Dom de andar de andar de moto, mas sou teimoso e tenho me esforçado, de certo modo isso tem dado resultado (rs).

_______________

O começo da temporada HEBS está chegando e você pode acompanhar as melhores histórias de Furlaneto e de outros grandes protagonistas da modalidade no The X Rider e no site oficial do HEBS.

Conteúdo Relacionado