Crispy e sua KTM 500c: “Gostaria de disputar o HEBS”

O piloto argentino Crispy (Cristian Arriegada) da equipe KTM-Orange recentemente deu um destaque especial à quarta edição do Vita Racing! Correndo com uma KTM 500c armada para o circuito de Enduro Fim no Brasil, Crispy conseguiu um excelente segundo lugar na prova do último fim de semana em Araguaína-TO, ficando atrás somente de Rigor Rico, o piloto número 1 do Hard Enduro no Brasil.

&nbsp—

Em entrevista exclusiva para o The X Rider, Crispy comenta sobre seu interesse na modalidade, sua moto preparada para Enduro Fim, e a vontade de disputar o campeonato do HEBS:

TheXrider: Há quanto tempo você mora no Brasil?

Crispy: Estou aqui graças à minha equipe Orange BH, vim para o Brasil em março. Mas voltei cerca de três vezes para a Argentina, estava apenas começando a disputar o campeonato de enduro da FIM no Brasil. No total, serão 3 meses em que estou no Brasil ou mais. E eu gosto muito ! Cultura, comida (açaí e água de coco) e  suas trilhas! Gente muito boa!

TheXrider: Esta foi sua primeira prova de Hard Enduro?

Crispy: Aqui no Brasil, sim o primeiro, no meu país, não há campeonato de Hard Enduro, mais treino na minha casa em  “Bariloche Argentina” porque gosto da modalidade. Mas eu não tenho muitas corridas de Hard Enduro. Apenas duas: Hard Enduro “el inka” no Peru . E um no Chile.

Crispy no Vita Racing 2019

TheXrider: Você se vê como um piloto de Enduro Fim? O que lhe motivou disputar o Vita Racing?

Crispy: Eu me acho um piloto completo, já que meu começo foi de motocross até 2012, depois o enduro cross country após o enduro fim e nos últimos anos o Hard Enduro. Mais este ano, acabei de rodar o Enduro aqui no Brasil. Mas eu treino todas as modalidades. Eu acho que se você quer ser um bom motociclista, deve ser forte em todas as disciplinas. E, assim, ser capaz de ser um piloto completo. E o que me motivou foi o pessoal da BMS RACING que me convidou para esta corrida e eu realmente queria experimentar um hard aqui no Brasil. Vejo muitas fotos e videos do circuito!

TheXrider: Pretende disputar alguma prova do HEBS ?

Crispy: Sim eu gostaria de participar deste campeonato HEBS, já que o sigo pelas redes sociais e recebo muita atenção, devo falar mas com minha equipe, gostaria e estou disposto a competir. É por isso que vim para o Brasil!

TheXrider: Sua KTM tem 500c… acredita que ela se adapta bem em uma prova de Hard?

Crispy: Minha KTM500EXC-F está pronto para enduro FIM. Com suspensões mas duras, uma moto alta, um longo relacionamento e um banco alto…a única coisa boa foi o meu Pneo Kenda “ibex”, que é para essas disciplinas e me ajudou muito nesta corrida. Chegando a esta corrida (Vita Racing) com uma motocicleta totalmente Enduro, não sei se era a mas apropriada. Foi mas um desafio pessoal concluir com uma motocicleta praticamente de Enduro e ouvir as pessoas me dizendo que eu não iria terminar a prova. Mai se eu  a adaptasse com uma suspensão mais suave, um relacionamento muito mais curto e um assento baixo, acho que seria necessário falar sobre a motocicleta. Muitos pensam que sendo 500cc tem um motor poderoso incontrolável. Mas a moto é muito mansa, o chassi é muito confortável para mim e quando você quer um motor, sabe que tem um ótimo motor.


Crispy confirma que pretende disputar mais duas etapas de Hard antes de seu retorno a argentina no dia 25: Correrá o Ibitipoca Hard Enduro e a última etapa do HEBS, King Off Jungle – sua presença pode ser um fator decisivo na briga pelo vice-campeonato do HEBS entre Tobata, Tiago Mergner e Ripi Galieu.

Crispy no Vita Racing 2019

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iury Francisco de Menezes Maniçoba
4 anos atrás

A título de informação, três pilotos do pódio da principal categoria (gold) estão participando do campeonato piauiense de hard enduro de 2019.