Nos bastidores do Hard Enduro: Os Tranqueiras Racing

Se há alguma força que está empurrando o Hard Enduro para uma febre, ela está totalmente relacionada as equipes, verdadeiros times de amigos, que desafiam trilhas no fim de semana, abrem caminhos e enfrentam de maneira até mesmo descabida riscos que só os loucos ou apaixonados pelo off-road topam desafiar.

Um desses times de amigos com grande influência moral nos rumos do HEBS é a equipe Tranqueiras Racing, que este ano mais uma vez foi a responsável por produzir e executar a quarta edição do Night Track – um primor de etapa com grande presença de público e um nível de complexidade de trilhas que encantou competidores e aventureiros de primeira viagem.

Um dos integrantes mais antigos e ativos dos Tranqueiras, é o jornalista do The X rider Gustavo Narciso, que além de escrever como amante do off-road, se aventura com outras motos no on-road:

“Os Tranqueiras não tem nenhum presidente, mas tem os fundadores. Tudo começou quando o Kadu (Kadu de Cicco), convencido pelo espírito do Vincenzo (diretor do HEBS), criou com amigos uma pista de Velocross e um hotelzinho de moto com algum suporte de mecânica. E até interessante, que quando comecei a andar não sabia onde tinha lugar para andar em trilhas…e um amigo nosso comentou dessa pista do rancho…cheguei lá com uma tornado e fui andar na pista….eles ficaram impressionados, mas era tudo rolha.” Conta Gustavo Narciso.

Tranqueiras racing na Serra da Canastra – 2019

Os tranqueiras Racing surgiram em 2013 graças a uma pista e um desejo comum de compartilhar a paixão por motos de trilha:

“Lembro que tínhamos um rancho e a molecada começou andar de moto na pistinha. Montamos um hotelzinho de moto…a molecada ajudou a erguer as paredes deste “hotel”, e pensamos em um nome. Como temos um restaurante aqui com o nome Feijão com Tranqueira, acabou ficando —Tranqueiras Racing—. Foi aumentando o grupo e aí pensamos em montar uma equipe” conta Kadu de Cicco que além de membro fundador dos Tranqueiras é um dos responsáveis do restaurante que deu nome ao time e que fica no caminho entre Joaquim Egídio-SP e o Pico das Cabras.

A unidade do grupo é o espírito democrático de sinceridade, companheirismo e as vezes algumas provocações que podem ultrapassar o bom senso. E apesar do nome sugerir de modo pejorativo um grupo de trilheiros problemáticos, a história não é bem assim:

“O legal dessa turma foi quando começou o whatsapp e criamos um grupo que desafiava a famosa onda do “todo mundo se ofende com tudo”. No grupo nós atavamos um o ponto fraco do outro e ao invés de isso gerar uma briga, a zueira nos aproximou…a zueira é sem limite é verdade, e já aconteceu algumas brigas….mas de regra nós torcemos muito uns pelos outros. Somos muito amigos” Conta Gustavo Narciso.

O código de conduta dos Tranqueiras possui algumas diretrizes importantes que dão tônica se você se sentirá bem vindo:

1° o objetivo do grupo é a discussão e compartilhamento de ofensa contra “amigos”

2° É expressamente proibido discussões com bom senso.

3° É expressamente proibido elogiar ou apoiar o colega de grupo.

4° É expressamente proibido se ofender com qualquer tipo de bullying ou agressão verbal.

5° Evitar o uso de vocabulário não chulo

Essa irônica harmonia deu liga, e o Night Track 2019 acabou se tornando a melhor prova por essa força de empatia e amizade como descreve um dos diretores da prova Jailom Riciati:

“Nós já temos uma experiência boa com esses quatro anos de Night Track. Fomos nos adaptando e buscando o que a galera gosta. Adrenalina, curtição. Trouxemos esse clima para a prova. Nós, os track-managers com todo o apoio dos Tranqueiras Racing conseguimos fazer essa edição realmente especial.” Afima Jailom Riciati

No HEBS o time dos Tranqueiras conta com apenas um piloto ativo com chances de levar algum título esse ano. Jailom que em 2018 foi um dos destaques da categoria nacional, acredita que Rodrigo Lima pode trazer o caneco para a equipe este ano:

“Esse ano contamos com um piloto na categoria Nacional, o Rodrigo Lima. Ele está bem no campeonato, com chance de título em Poços de Caldas no King Off Jungle. Ano que vem pretendo voltar. Não pude correr por questão de trabalho. Ano que vem voltaremos com tudo com pelo menos quatro pilotos no HEBS: Bronze, Silver e Gold. Vai ser fenomenal.” Conta Jailom

O elo dos “Tranqueiras” com o off-road transcende a própria modalidade. Hoje o grupo representa uma mentalidade, um estilo de vida, que Gustavo Narciso sintetiza:

“Nós somos mais que um grupo de motociclistas apaixonados pelo off-road. Somos um grupo de amigos, muitos nem tem mais moto ou nunca andaram…ou deixaram o off-road. É um grupo de amigos que tem a tônica do Hard Enduro presente. Tem uns que são Tranqueiras mas nunca vestiram a camisa, e outros que se tivesse meia e cueca usava…”

A receita do crescimento do Hard Enduro passa justamente por esse espírito coletivo de amizade que em algum momento compartilhou de grande amor por trilhas, motos e desafios….desafios que com o passar do tempo se tornam maiores que a mata e as pedras intransponíveis….

&nbsp—

&nbsp—

Primeiro uniforme da equipe Tranqueiras Racing

Uma das primeiras formações

A primeira pista da equipe no Rancho, no Pico dos Cabras – Campinas

Famoso Renner Gallo – o Reninho – um dos primeiros Tranqueiras

A primeira pista da equipe no Rancho, no Pico dos Cabras – Campinas

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments