Um vencedor inesperado no Jiboia Hard Enduro

Alguns pilotos devem gostar do sabor da lama.

São estes loucos por desafio que investem tempo para construir uma experiência de imersão na natureza da maneira mais ousada e emocionante que for possível.
Fazendo rifas, correndo atrás de patrocínios, abrindo trilhas para produzir uma versão baiana do Red Bull Romaniacs. É dessa maneira, crescente e sustentável, sendo financiada pelos próprios pilotos, que o Jiboia Hard Enduro chegou em 2019 na sua terceira edição.

A etapa que rola no recôncavo baiano cruza trilhas da região de Santa Teresinha-BA, onde fica a famosa Serra da Jiboia. Tudo começou pela paixão pelo Enduro de Regularidade. Mas os pilotos de  Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Feira de Santana e Salvador se organizavam para correr em época de chuva! A paixão pela dificuldade os definia como pilotos de Hard Enduro e foi por isso que um dos pilotos desse grande grupo decidiu abraçar o conceito e produzir uma corrida de grande desafio.

Conhecido como “Hulk”, Roberto Filho é o track manager responsável pelo Jiboia Hard Enduro, uma invenção que este ano conseguiu atrair 75 pilotos para uma disputa insana. Foram dois de uma corrida que contou com a participação especial do ícone do Hard, o piloto mineiro Rigor Rico. Campeão brasileiro e atual líder do HEBS,  a presença de Rigor foi um desafio adicional para os competidores. Além de contar com o multicampeão da modalidade, e de trilhas de lama e pedra, a etapa trouxe um prólogo emocionante no primeiro dia ao estilo Red Bull Straight Rhtym – uma disputa eliminatória em uma corrida mano a mano num circuito de Super Enduro.

Rigor Rico saiu como o vencedor “convidado” da etapa. O piloto número 1 do Hard Nacional foi desafiado a largar em último e mesmo assim mostrou seu talento ao ultrapassar todos os postulantes a vitória. O mineiro está em nível internacional de competição, em preparação física e técnica de alto nível para o Red Bull Romaniacs deste ano. No entanto,  o Jiboia Hard Enduro teve como vencedor oficial da categoria GOLD um piloto que nunca havia corrido uma prova desta modalidade. Mais: nunca havia disputado uma corrida em trilhas.
Mesmo chegando depois de Rigor Rico, Yuri dos Santos Braga foi oficializado como o vencedor da terceira edição da corrida. Sua vitória traz para cena a história de uma cidade baiana apaixonada por trilhas e de um grupo de amigos que apoia o piloto.

Yuri e a turma do Brutos Off Road no Jibóia Hard Enduro

Yuri começou a andar de moto aos 14 anos em uma CG 150. Até sua conquista no Jiboia só havia participado de trilhões com seus amigos do Brutos off road. No entanto, o baiano nasceu num berço de apaixonados por trilhas. A cidade de São Miguel das Matas.

“Temos muita trilha em São Miguel. Nós praticamos o esporte amador. É dificil competir em nível estadual ou até brasileiro porque não temos patrocínio. No entanto em nossa região, andamos em trilhas co muita erosão, pedras. Nossos terrenos tem muita diversidade que ainda incluem muita lama e Rios. É muito complexo andar por aqui”- conta Yuri.

Celebração da vitória de Yuri no Jiboia Hard Enduro

Perder o desafio para Rigor não representa muita coisa para o baiano. Afinal, entrou na corrida sem qualquer perspectiva do que poderia acontecer.

” A corrida foi incrível mas um pouco cansativa…. Nos primeiros momentos vivi uma disputa com mais três pilotos no primeiro pelotão. Consegui liderar tocando forte e deixando ao fim 17 minutos de vantagem para o segundo colocado”. “Acredito que se tivesse uma moto melhor, com treino, iria me desenvolver bastante na modalidade. Ando com uma CRF 230 2014 original, e ver o Rigor andando com uma Beta 2T nos faz pensar o quanto o equipamento pode ajudar dentro do mato. Sem tirar é claro o valor do talento de Rigor!”

A primeira vitória de Yuri dá ao Jiboia uma história para a próxima temporada. O jovem piloto baiano, que só tem 18 anos, tem muito potencial e com um pouco mais de incetivo poderia figurar até mesmo em alguma categoria de formação do HEBS. Perguntado se pretende disputar mais etapas de Hard, a jovem revelação mostra muita vontade.

“Pretendo disputar outras corridas sim. Não consigo no momento andar por corridas em todo Brasil, não tenho condições. Mas pretendo participar de mais provas como esta. Não só Hard, mas também corridas de Enduro, Regularidade e Enduro Fim.” – afirma Yuri.

&nbsp—

Yuri dos Santos no Jiboia Hard Enduro 2019

&nbsp—

Será que algum patrocinador baiano, ou do circuito do HEBS, não estaria interessado em trazer essa jovem revelação para figurar no Cuiabá-Hard Enduro? Se dependesse de sua torcida e de São Miguel das Matas,Yuri poderia dar trabalho para os ponteiros da Silver do campeonato nacional. Quem sabe disputar a Gold?

Ainda há alguns desafios a serem superados para Yuri, mas mais algumas vitórias e participações em corridas como o Jiboia, podem dar a Yuri a experiência para se tornar um gigante da modalidade.

&nbsp—

Conteúdo Relacionado

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments